Páscoa reflete o tempo das emoções

 O tempo das Emoções. Podemos tratar, assim, o tempo em que nos encontramos. No entanto, muitas vezes não tiramos um momento, mesmo que sejam poucos segundos, para fazermos duas reflexão: Como andam essas emoções em minha vida? Como tenho proporcionado isso ao meu próximo? Nesse ciclo, de poucas reflexões durante o cotidiano, a celebração da Páscoa pode ser muito mais do que apenas um ato religioso ou tempo para descansar o corpo e mente cansados da rotina diária. A Páscoa, como nunca antes, talvez nos proporciona algo que temos feito pouco, devido a velocidade da vida: pensar sobre a montanha russa de emoções que é viver.

Dentro deste cenário, o Colégio Novos Tempos proporciona e realiza uma série de apresentações de mensagens sobre significados e simbolismo da Páscoa. Assim, essas ações realizadas na escola tiveram como objetivo instigar os estudantes a reflexão sobre os conceitos de emoção, renascimento, vida, respeito e esperança.

As turmas do Ensino Fundamental I participaram de intervenções cheias de informações sobre os elementos que formam os símbolos da Páscoa, como o Coelho, o Ovo de Páscoa, o Círio Pascal e a Ressureição de Jesus. Além da reflexão sobre o porque da comemoração da Páscoa. Já para as turmas do Ensino Fundamental II foram realizados momentos de reflexão com sobre o sentido da Páscoa e como aplicamos os princípios do momento em nosso dia a dia. Os encontros foram embalados pela música tema da nossa Páscoa “Dias Melhores Pra Sempre”, da banda Jota Quest, que foi tocada pelo professor André Pimenta em voz e violão.

As reuniões acabaram marcadas pela empatia e confraternização da ocasião.

Desta forma, a gestão pedagógica alinhou a proposta da Páscoa ao programa Líder Em Mim (LEM), ao colocar em prática a reflexão sobre alguns conceitos do programa, entre eles o Hábito 7 –  Afinando o Instrumento. Ação que busca um equilíbrio emocional ao realinhar corpo, mente, coração e alma. Neste sentido, tudo a ver com a celebração da Páscoa. Portanto, foi uma oportunidade para inserir os conceitos do LEM em uma atividade pedagógica, que atingiu toda a escola.